EEB Lauro Zimmermann

A Escola de Educação Básica Lauro Zimmerman é uma escola Estadual que se localiza no Município de Guaramirim / Santa Catarina, com mais de 1100 alunos matriculados nos períodos Matutino , Vespertino e Noturno. A Lauro Zimmerman tem alunos entre 11 e 18 anos com turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que Vão da 6ª série ao 3 ano do Ensino Médio.

Arte, Escola e Cidadania

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Já faz muito tempo que o Cinema é chamado de 7ª arte em todos os cantos do mundo, mais exatamente 100 anos , foi em 1911a exatamente 100 anos que o teórico italiano Ricciotto Canudo publicou um Manifesto denominado: Manifesto das sete Artes, designando o cinema como a 7ª arte.

O cinema também pode vir a escola, foi isso que aconteceu nas Última aula de Artes aqui na Lauro Zimmerman, através do Filme “Vem Dançar (Take the Lead)”, no filme “Vem Dançar” Antônio Banderas é Pierre Dulaine um professor de dança de classe média de Nova York:

Pierre Dulaine, um professor de dança decide dar aulas em uma sociedade tida como problemática e perdida. Usando a dança de salão consegue o que nenhum outro já conseguiu: resgatar jovens do submundo e dar-lhes uma nova perspectiva de vida. Pierre ajuda no romance de Rock e de LaRhette. Os dois jovens são os mais "problemáticos". Rock "esmagou" o carro da diretora de sua escola, Augustine e é irmão de um ladrão que já foi morto. Vendo essa cena, Pierre descobre que o carro é de Augustine e que ela é a diretora de um colégio na periferia e então decide se dispor a fazer um trabalho comunitário, dando aulas de dança de salão na detenção. Os alunos começam a se interessar pela dança de salão apresentada por Pierre, principalmente com a aparição de Morgan, uma garota rica que se acha superior aos adolescentes da periferia, mas terá um final surpreendente.


Através do Filme foi possível entender que a dança (a 2ª arte de Ricciotto) além de ser uma das mais antigas formas de expressão humana, é parte integral de qualquer cultura existente no mundo e pode ser agregada a Cidadania – como qualquer outra ação artística ou social – permitindo melhorar a qualidade de vida e a educação das pessoas.

1 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!
Lindo trabalho que vocês realizam. Somente com conhecimento, carinho e educação podemos formar cidadãos dignos que vão enriquecer o futuro do país!
Conte com a Top Livros para o fornecimento de livros de ótima qualidade e preços baixos que auxiliarão na formação de seus alunos.
Acesse www.toplivros.com.br e confira nossos títulos disponíveis!

Postar um comentário